Na atividade médica, o principal objetivo sempre será trazer uma melhora significativa para o paciente, a depender do tratamento proposto, das singularidades da pessoa e de outros inúmeros fatores que podem influenciar no resultado, parcialmente ou como um todo.
⚠️ Primeiramente, é importante esclarecer que na obrigação de meio, não se considera somente o resultado certo e determinado que o paciente espera de um tratamento/procedimento. O que se espera é que o profissional atue com zelo e segurança, aplicando todo o seu conhecimento e técnica para se chegar ao MELHOR resultado possível.
⚠️ A obrigação do médico não pode ser de CURAR o paciente a todo custo, seria uma maneira injusta e desproporcional de se tratar a profissão, pois qualquer resultado diferente poderia ser considerado falha do profissional. Ao médico, cabe sim, a diligência, técnica, conhecimento e zelo para se chegar ao melhor resultado possível, considerando as inúmeras influências que ele pode ter.
Logo, o judiciário entende que a responsabilidade do médico, por via de REGRA, é a OBRIGAÇÃO DE MEIO, não considerando somente o resultado final.